1. Lê as frases (1), (2), (3):
(1) Quem fez o trabalho?
(2) O Zé, um jovem simpático, estuda no Porto.
(3) A casa da Rita tem quartos e salas amplos.
1.1 Divide-as nas suas partes mais importantes:
(1) ________________________ / ________________________
(2) ________________________ / ________________________
(3) ________________________ / ________________________
Uma oração contém dois termos fundamentais: o sujeito e o predicado.
2. Observa a seguinte frase:
(4) O cavalo comeu uma maçã.
2.1 Constrói frases novas, substituindo a palavra cavalo por outra palavra da mesma categoria sintáctica. Não podes utilizar nomes de animais e nomes próprios.
(4) (a) O ___________ comeu a maçã.
(b) O ___________ comeu a maçã.
(c) O ___________ comeu a maçã.
(d) O ___________ comeu a maçã.
(e) O ___________ comeu a maçã.
Podíamos colocar “O livro comeu a maçã?”
O verbo condiciona o nome.
2.2 Como sabes, à palavra cavalo e às palavras que escreveste em vez de cavalo chamam-se nomes. Vê se descobres palavras que sejam nomes nas frases seguintes.
(5) O infeliz teve um acidente.
(6) O lesado apresentou queixa à polícia.
(7) O actor partiu o leque da actriz principal.
Nem todos os nomes são sujeito.
2.3. Substitui a primeira parte da frase por um pronome pessoal. (Ele ou Ela)
(5)______________________________________________
(6)______________________________________________
(7) ______________________________________________
3. Aplica o mesmo teste nas seguintes frases. Vê que parte da frase pode ser substituída por um pronome pessoal.
(8) Os meus amigos Catalães vêm a Portugal em Abril.
_______________________________________________
(9) A rapariga loira teve uma boa nota no teste de matemática.
_______________________________________________
(10) Todos os alunos chegaram a horas.
_______________________________________________
(11) Onde é que a Maria trabalha?
______________________________________________
(12) O Zé foi ferido pelo Pedro.
______________________________________________
Todas as expressões que são sujeito numa frase podem ser substituídas por um pronome pessoal. Esse pronome pode ser combinado com o predicado, e o resultado é uma frase correcta.
4. Observa as seguintes frases:
(13) Fiz o jantar.
(14) Ficámos um bocado sem falar.
(15) Compraste um carro novo.
4.1 Coloca um pronome pessoal antes do verbo e identifica o sujeito das frases.
(13)________________________________________________
(14)_______________________________________________
(15)________________________________________________
Porque acham que o pronome pessoal não aparece nestas frases? É dispensável porque através da flexão verbal (pessoa e número) podemos reconstituir o sujeito.
Sujeito subentendido: O sujeito não está expresso por um elemento nominal ou frásico mas pode ser reconstituído ou subentendido pela flexão verbal.
5. Lê as seguintes frases.
(16) Dizem-se muitos disparates.
(17) Vendem-se casas.
(18) Dão-se pastores alemães com dois meses.
5.1 Reescreve as frases começando por há pessoas que.
(16)_______________________________________________
(17)_______________________________________________
(18)_______________________________________________
Nestas frases é possível identificar um sujeito definido?
Sujeito indeterminado: sujeito com interpretação arbitrária. (alguém)
6. Observa as seguintes frases:
(19) Chove imenso.
(20) Acontece sempre a mesma coisa.
(21) Há neve na Serra da Estrela.
Orações sem sujeito.
Sujeito expletivo/ nulo: sujeito vazio.
7. Constrói frases que contenham:
a) Sujeito composto
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b) Sujeito subentendido
_________________________________________________
c) Sujeito indeterminado
________________________________________________
d) Sujeito expletivo / nulo
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