terça-feira, 22 de dezembro de 2009

domingo, 13 de dezembro de 2009

School Vocabulary








school
View more presentations from 110807.

O que é, afinal, um diário?

O que é, afinal, um diário?

 “Este livro, que vida havendo e saúde não faltando terá continuação, é um diário. Gente maliciosa vê-lo-à como um exercício de narcisismo a frio, e não serei eu que vá negar a parte de verdade que haja no sumário juízo (…). Escrever um diário é como olhar-se num espelho de confiança, adestrado a transformar em beleza a simples boa aparência ou, no pior dos casos, a tornar suportável a máxima fealdade. Ninguém escreve um diário para dizer quem é. Por outras palavras, um diário é um romance com uma só personagem. Por outras palavras ainda, e finais, a questão central sempre suscitada por este tipo de escritos é, assim creio a sinceridade.
José Saramago, Introdução a Cadernos de Lanzarote Diário – I

domingo, 6 de dezembro de 2009

O diário de Zlata

Módulo 1 - Textos autobiográficos
O Diário

2ª feira, 30 de Março de 1992


Diário, sabes no que pensei? A Anne Frank chamou «Kitty» ao seu Diário, porque é que não arranjo um nome para ti? Vejamos...

ASFAL TINPA PIDZAMET A

SEFIKA HIKMET A

SEVALA MIMMY

ou outro nome qualquer?

Procuro, procuro...

Já escolhi! Vais-te chamar Mimmy.

Vamos começar.

Dear Mimmy,

Está quase a acabar 0o trimestre na escola. Estão todos a preparar-se para os exames. Devíamos ir amanhã a um concerto em Skenderija, mas o nossoprofessor aconselhou-nos a que não fôssemos porque já iam dez mil pessoas -perdão, dez mil crianças -e corria-se o risco de haver reféns ou caírem bombas (‘!) e a minha mãe disse que não. Portanto, não vou.

Nem acreditas!... Sabes quem ganhou o concurso Yugovisão? Extra Nena!! Olha, até tenho medo de te dizer que a tia Melica me contou: ouviu dizer no cabeleireiro que no sábado, dia 4 de Abril de 1992, BUM-BUM, PAN-PAN, BANG-BANG, Sarajevo. Eu traduzo: vão bombardear Sarajevo.

Amo-te Zlata.

6ª feira, 3 de Abril de 1992

Dear Mimmy,

A minha mãe esta a trabalhar, e o meu pai esta numa audiência em Zenica. Voltei a escola e estou preocupada: A Azra vai hoje para a Áustria. Ela tem medo da guerra. UARF! UARF! UARF!, mas, no entanto, eu penso no que tia Melica ouviu no cabeleireiro. O que e que eu faço se Sarajevo for bombardeada? A Safija está cá, e eu ouço a Rádio-M. Sinto-me mais tranquila.

A minha mãe diz que o que a tia Melica ouviu no cabeleireiro é desinformação. Espero que ela tenha razão!

O meu pai voltou de Zenica. Está muito preocupado e diz que o que viu na estação de caminhos-de-ferro e na estação de camionagem é horrível. As pessoas fogem de Sarajevo. Há cenas terríveis. São as vítimas da desinformação. As mães levam os filhos, os pais ficam. Ou então vão os filhos e ficam os pais. Toda a gente chora. O meu pai diz que preteria não ter visto o que viu.

Mimmy, amo-te,

Zlata.



Sábado, 4 de Abril de 1992

Dear Mimmy,

Hoje é o Barim (uma grande testa muçulmana). Não há muita gente nas ruas. É de certeza por por causa da história dos bombardeamentos. Sarajevo não foi bombardeada. Talvez a minha mae tivesse razão quando disse que era desinformação. Obrigada, meu Deus!

Amo-te,

Zlata.


4ª feira, 27 de Maio de 1992

Dear Mimmy,

UMA CARNIFICINA! UM MASSACRE! UM HORROR! UMA ABOMINAIÇÃO! O sangue! Os gritos! Os choros! 0 desespero!

Foi assim na rua Vasa Miskin hoje. Caíram lá dois obuses, e outro no mercado. Nessa altura a minha mãe andava lá perto. Correu a refugiar-se em casa dos meus avos. Eu e o meu pai ficamos loucos porque a minha mãe não aparecia. Vi coisas na televisão, que não consigo acreditar que realmente as vi. É inacreditável. Eu tinha um nó na garganta e dores no estômago. O TERROR. Os feridos eram levados para o hospital. Um asilo. Estávamos constantemente com o nariz encostado à janela na esperança de vermos a minha mãe, mas nada. Ela não aparecia. Deram a lista de vítimas e dos feridos. 0 nome da minha mãe não aparecia. Eu e o meu pai estávamos desesperados. Estaria viva? Às 16 horas o meu pai decidiu ir ao hospital procurá-la. Vestiu-se para sair, e eu fui para casa dos Bobar para não ficar sozinha em casa. Olhei uma última vez para a janela e... VI A MINHA MAE QUE ATRAVESSAVA A PONTE A CORRER! Quando chegou a casa, pôs-se a tremer e ficou lavada em lágrimas. No meio das lágrimas, disse que tinha visto gente despedaçada. Chegaram então os vizinhos, que estavam muito preocupados por causa dela. Graças a Deus a minha mãe está connosco. Obrigada, meu Deus.

F0I UM DIA TERRÍVEL. IMPOSSÍVEL DE ESQUECER.

UM HORROR! UM HORROR!

A tua Zlata.

5ª feira, 28 de Maio de 1992

Dear Mimmy,

Por volta das 22 horas começou tudo a estalar por todos os lados. Nós tínhamos ido a casa do Nedo. Esperei que a Sasa adormecesse e saí do quarto. Olhei do lado da casa de banho e entao... CLING! Partiu-se o vidro da janela da casa de banho. Eu estava sozinha no corredor e vi tudo. Comecei a chorar, numa crise de histeria. Fomos então para a cave. Quando a calma regressou fomos para casa de Nedo para passarmos lá a noite. Hoje, os moradores da Rua Vasa Miskin assinaram um grande livro de condolências e acenderam-se velas. A rua foi rebaptizada: «Rua da Resistência Antifascista.»





6ªfeira, 29 de Maio de 1992

Dear Mimmy,

Estou em casa do Nedo. Consequência do fascismo de ontem: não há um único vidro nas janelas do escritório do meu pai nem na casa dos Bobar. Caiu um obus na casa em frente da nossa, e não sei quantos muito perto. Toda a cidade está em chamas.

A tua Zlata.

5ª feira, 15 de Julho de 1993

Dear Mimmy,

Disseram-me hoje que a tua apresentação é no sábado. Sim, no sábado! E eu estou doente. Como é que vai ser Mimmy?


Sábado, 17 de Julho de 1993

Dear Mimmy,

A APRESENTACÃO.

Uma vez que não te tinha comigo (só lá havia uma parte de ti), tenho de te contar .

Foi formidável. A animadora parecia-se incrivelmente com a Linda Evangelista. Leu extractos teus, Mimmy, com um fundo musical de piano. A tia Irena também lá estava. Simpática e calma como sempre, com uma palavra amável para as crianças e também para os adultos.

Foi no subsolo do Jez, que estava cheio de pessoas maravilhosas – todos os que eu amo, a minha família, os meus amigos, os colegas da escola e, evidentemente, 0S VIZINHOS. Havia electricidade (graças ao grupo electrogéneo) e estava tudo muito bonito à luz de lâmpadas eléctricas. Pela organização, Mimmy, temos de agradecer a Gordana Trebinjac, do Centro Internacional para a Paz, que tudo fez para que a festa fosse a mais bonita possível.

Evidentemente, havia câmaras, fotógrafos e grandes ramos de flores - rosas e malmequeres -em nossa honra, Mimmy.

Mesmo no fim li uma mensagem. 0lha, Mimmy, vou escrever-ta:

«Recorrendo à força da guerra que me enche de horror, tentam tirar-me, arrancar-me subitamente, brutalmente, da margem do rio da paz, da felicidade, da amizade maravilhosa, das brincadeiras, do amor e da alegria. Sou um nadador que não tem nenhuma vontade de mergulhar na água gelada e que é forçado a isso. Estou perturbada, triste, infeliz, tenho medo e pergunto a mim mesma porque me roubaram a minha infância.

Eu vivia feliz cada novo dia, pois cada dia é belo à sua maneira. Eu era feliz por ver o sol, por brincar, cantar, numa palavra, tinha prazer em viver a minha infância - onde eu tinha calor, onde eu estava feliz e contente, ponham de novo lá todas as crianças a quem destruíram a infância e que não têm o direito ao prazer de viver .

A única palavra que eu desejo dizer ao mundo inteiro é PEACE!»

Na apresentação estava também JÚLIO FUENTES, um espanhol. Fotografou-me em cima de contentores (eu enchi-os de agua, esse líquido tão precioso para os habitantes de Sarajevo) e a senhora a quem eles pertenciam ia ficando doida. «Na-ao, vocês vão rebentá-los, os meus contentores.» Mas não, não rebentaram.

De uma maneira geral, correu bem. Evidentemente, Mimmy, pois era a tua apresentação. Apresentei-te. Tu sabes como eu gosto de ti. Apresentei- te com todo o amor que te tenho.

À tarde, quando voltei, a tia Radmila trouxe um grande vaso embrulhado em papel de cores vivas e com uma bonita fita. No vaso, havia um tomateiro, com tomates verdadeiros! Foi o mais belo bouquet que alguma vez me ofereceram.

A Zlata que te adora.





Para saberes mais sobre esta guerra vê http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_B%C3%B3snia

Oficina Gramatical - Os Pretéritos


A família Verbo


Senhora dona Maria Acção estava casada há muitos anos com o senhor Manuel Verbo. No Inverno, a lareira, viam televisão e conversavam sobre os filhos e netos. Eram um casal inseparável. […]


O casal Verbo tinha vários filhos. O mais velho era o Modo Indicativo, que tinha sempre a certeza de todas as coisas.


Dos outros havemos de falar.


O Indicativo dera ao casal Verbo cinco netos. Nos seus registos de baptismo, constavam os nomes: Ana Presente do Indicativo, João Pretérito Perfeito do Indicativo, Alberto Pretérito Imperfeito do Indicativo, José Pretérito Mais-Que-Perfeito do Indicativo e Jorge Futuro do Indicativo.


Ana Presente do Indicativo está agora na Universidade. O João Pretérito Perfeito andou na mesma escola que a irmã. O Alberto Pretérito Imperfeito não se adaptava a nenhuma escola. O mesmo não acontecera com o José Pretérito Mais-Que-Perfeito. O Jorge Futuro do Indicativo irá para o infantário da vila.


Mário Santos, Inédito


1. Observa com atenção as seguintes frases:

a) A criança chorou porque o cão a mordera.


b) Ele lera o livro que a mãe lhe oferecera.

c) Fizera um bolo para comemorar.

d) Ela comeu todas as cerejas que a mãe comprara.

e) O jovem declarou que presenciara toda a cena.

f) Ele ficou sozinho porque a mãe viajara para o Brasil.

g) Comera tanto que ficou maldisposto.




1.1. Divide as frases em duas partes.

a)

b)

c)

d)

e)

f)

g)



2. Todas as frases expressam duas acções/situações.

Com base nesta afirmação completa o seguinte quadro.

Situação Anterior                                Situação Posterior

a)

b)

c)

d)

e)

f)

g)



2.1. Qual o tempo verbal utilizado para expressar:

a) a situação anterior _________________________________

b) a situação posterior ________________________________



Concluindo:

O Pretérito Perfeito utiliza-se ________________________________


O Pretérito – mais – que - perfeito______________________________



3. Atenta no seguinte conjunto de frases.

1) Em pequena, eu lia muitos livros de histórias.

2) Ele brincava quando a mãe o chamou.

3) Ela comia muitas gomas, quando era criança.

4) O Eusébio marcava muitos golos, quando jogava futebol.

5) Ontem, trabalhávamos muito, quando chegaste.


Concluindo:
Os verbos a negrito estão no Pretérito Imperfeito e exprimem a ideia de _____________________




APLICA


Preenche os espaços em branco, pondo os verbos indicados no pretérito perfeito simples do indicativo:

Eles ______________ (comer) tudo de repente. Tu ______________ (partir) um copo. Nós ______________ (andar) dois quilómetros, ontem à tarde. Esta manhã, _____________ -me (lembrar/eu) que eram os teus anos e ______________ -te (telefonar). Quando ______________ (atender/tu) o telefone e _____________ (falar), _____________ -te (achar/eu) estranho; depois _______________ (perceber) que te tinha acordado. A Filipa ______________ (insistir) em comprar-te um presente. Os nossos amigos ______________ (cumprir) o prometido e eu ______________ (permitir) que saíssem mais cedo.


Preenche os espaços em branco com o pretérito imperfeito do indicativo dos verbos indicados.

O Manuel ______________ (gostar) de pregar partidas aos amigos. ______________ -lhes (escrever) um cartão a convidá-los e quando eles ______________ (chegar), ____________ (fingir) que a campainha não ________________ (tocar) e ______________-os (deixar) à porta imenso tempo.

Em viagem, nós _____________ (comprar) objectos para recordação; quando _______________ (partir) já ______________ (deixar) espaço nas malas para essas compras. ________________ (gostar) também de experimentar novos sabores e de comer as especialidades da terra.


Completa com o pretérito mais-que-perfeito simples do indicativo:
Tu _______________ (sugerir) que saíssem antes de acabar, porque a viagem ia ser longa. Nós ________________ (obedecer) ao teu conselho, não fora estarmos tão entusiasmados com o espectáculo! O António _______________ (escolher) a peça e ____________ (acertar) em cheio. Há muito tempo que não víamos um trabalho tão bem feito! Ele e a mulher ________________ (pensar) que seria melhor adquirir os bilhetes com antecedência e realmente _______________ (comprar) antes de falarem connosco.



terça-feira, 1 de dezembro de 2009

domingo, 29 de novembro de 2009

Looking for a job: what should we do?

Project: ( Group Work - The instructions are written in portuguese so that the students can understand what they're supposed to do)



The songs from our class

I've asked the class to bring their favorite songs to the class. Here's the result:

Shakira - She Wolf


S.O.S she is in _____________

S.O.S she is in disguise

There's a she wolf in disguise,

Coming out, coming out, coming out

A _____________ girl that's all you ask of me,

Darling it is no joke, this is lycanthropy.

Moon's awake now, my eyes wide open

My body is craving, so feed the hungry


I 've devoting myself to you

_________ to Monday

And Friday to Friday

Not getting enough retribution

Would be a sentence to keep me at it?

___________ to feel just a little abused

Like a coffine machine in an office (aaa)

So I'm gonna go somewhere closer

To get me a lover and tell you about it


[Chorus:]

THERE'S A SHE WOLF IN THE CLOSET,

OPEN UP AND SET HER FREE {auuuu}

THERE'S A SHE WOLF IN THE CLOSET,

LET IT OUT SO IT CAN BREATH [inhales, exhales]

Sitting across the bar, Staring right at her pray,

It's going well so far, She's gonna get her way.

Nocturnal creatures Are not so prudent,

The moon's my teacher, And I'm her student.


To look at the _________ man I've got on me a special radar,

And the fire department's hotline in case I get in trouble later

Not looking for cute little divos, or richer... ?

Any guys that just want to enjoy (aaa)

By having a very good time, and behave very bad

In the arms of the boy


[Chorus:]

THERE'S A SHE WOLF IN THE CLOSET,

OPEN UP AND SET HER FREE {auuuuuu}

THERE'S A SHE WOLF IN THE CLOSET,

LET IT OUT SO IT CAN BREATH [inhales, exhales]


S.O.S she is in disguise

S.O.S she is in disguise (BREATHS HEAVELY)

There's a she wolf in disguise,

Coming out, coming out, coming out


S.O.S she is in disguise

S.O.S she is in disguise

There's a she wolf in disguise,

Coming out, coming out, ______________


THERE'S A SHE WOLF IN THE CLOSET,

LET IT OUT SO IT CAN BREATH [inhales, exhales]

Key - Words:



Monday; Domesticated; Disguise; Starting; Single; coming out.





Black Eyed Peas – I Gotta Feeling



I gotta feeling

That tonight's gonna be a good night

That tonight's gonna be a good night

That tonight's gonna be a good, good night

I gotta feeling

That tonight's gonna be a good night

That tonight's gonna be a good night

That tonight's gonna be a good, good night


Tonight's the night, let's live it up

I got my money, let's spend it up

Go out and smash it like oh my God

Jump off that sofa, let's get, get off


I know that we'll have a ball if we get down

And go out and just lose it all

I feel stressed out, I wanna let it go

Let's go way out spaced out and losing all control


Fill up my cup, Mazel Tov

Look at her dancing, just take it off

Let's paint the town, we'll shut it down

Let's burn the roof and then we'll do it again


Let's do it, let's do it, let's do it, let's do it

And do it and do it, let's live it up

And do it and do it and do it, do it, do it

Let's do it, let's do it, let's do it


'Cause I gotta feeling

That tonight's gonna be a good night

That tonight's gonna be a good night

That tonight's gonna be a good, good night

I gotta feeling

That tonight's gonna be a good night

That tonight's gonna be a good night

That tonight's gonna be a good, good night


Tonight's the night, let's live it up

I got my money, let's spend it up

Go out and smash it like oh my God

Jump off that sofa, let's get, get off


Fill up my cup, drink, Mazel Tov, lahyme

Look at her dancing, move it, move it, just take it off

Let's paint the town, we'll shut it down

Let's burn the roof and then we'll do it again


Let's do it, let's do it, let's do it, let's do it

And do it and do it, let's live it up

And do it and do it and do it, do it, do it

Let's do it, let's do it, let's do it, do it, do it, do it


Here we come, here we go, we gotta rock

Easy come, easy go, now we on top

Feel the shot, body rock, rock it, don't stop

Round and round, up and down, around the clock


Monday, Tuesday, Wednesday and Thursday

Friday, Saturday, Saturday to Sunday

Get, get, get, get, get with us, you know what we say, say

Party every day, p-p-party every day


And I'm feelin'

That tonight's gonna be a good night

That tonight's gonna be a good night

That tonight's gonna be a good, good night

I gotta feeling

That tonight's gonna be a good night

That tonight's gonna be a good night

That tonight's gonna be a good, good night



I Hate This Part





The Pussycat Dolls


We're driving slow through the snow on 5th Avenue

And right now, radio's all that we can hear

Now we ain't talk since we left, it's so overdue

It's cold outside but between us it's worse in here


The world slows down

But my heart beats fast right now

I know this is the part

Where the end starts


I can't take it any longer

Thought that we were stronger

All we do is linger

Slipping through our fingers

I don't wanna try now

All that's left is good-bye

To find a way that I can tell you

I hate this part right here

I hate this part right here

I just can't take your tears

I hate this part right here


Everyday seven takes of the same old scene

Seems we're bound by the loss of the same routine

Gotta talk to you now before we go to sleep

But will you sleep once I tell you what's hurting me?


The world slows down

But my heart beats fast right now

I know(I know) this is(this is) the part

Where the end starts


I can't take it any longer

Thought that we were stronger

All we do is linger

Slipping through our fingers

I don't wanna try now

All that's left is good-bye

To find a way that I can tell you

I hate this part right here

I hate this part right here

I just can't take your tears

I hate this part right here


I know you'll ask me to hold on

And carry on like nothing's wrong

But there is no more time for lies

'Cause I see sunset in your eyes


I can't take it any longer (can't take do this)

Thought that we were stronger

All we do is linger (is linger)

Slipping through our fingers (through our finger)

I don't wanna try now (try now)

All that's left is good-bye (goodbye now)

To find a way that I can tell you (I can tell you)


But I've gotta do is,

I've gotta do it,

I've gotta do it

I hate this part

I gotta do it,

I gotta do it,

I gotta do it


I hate this part right here

I hate this part right here

I just can't take these tears

I hate this part right here





Here without You - 3 doors down


A hundred days have made me__________

Since the last time that I saw your pretty face

A thousand lies have made me__________

And I don't think I can look at this the same

But all the miles that separate

They disappear now when I'm dreaming of your face



I'm here without you__________

But you're still on my lonely mind

I think about you baby

And I dream about you all the________

I'm here without you baby

But you're still with me in my dreams

And tonight, it's only you and me



The miles just keep rolling

As the people leave their way to say_______

I've heard this life is overrated

But I hope that it gets better as we go



I'm here without you baby

But you're still on my lonely mind

I think about you baby

And I dream about you all the time

I'm here without you baby

But you're still with me in my________

And tonight, it's only you and me

And tonight girl, it's only you and me



Everything I know, and anywhere I go

it gets hard but it won't take away my love

And when the last one falls, when it's all said and done

it gets hard but it won't take away my love



I'm here without you baby

But you're still on my lonely mind

I think about you baby

And I dream about you all the time

I'm here without you baby

But you're still with me in my dreams

And tonight, it's only you and me

And tonight girl, it's only you and me

 
key words: Older; Time; Colder; Baby; Hello; Dreams.
 
 

YOUR JOB

Read only the colour corresponding to your favourite colour.

RED

You’re original and ahead of your time. You get impatient when your innovative ideas aren’t accepted by your colleagues. The perfect company for you is one where the freedom of thinking is respected. You are creative so you would make a good inventor, scientist, activist or politician

ORANGE
You may not be the tidiest, most organised person on the planet but you do know where everything is. You’re sensitive and very creative. You like rescuing sick animals and promoting world peace would make you happy. You’d make a great photographer, actor or advertising artist.

YELLOW
Although you were born a natural leader, you are much better working alone because you’re very bossy. You are energetic and love working with others to exchange ideas and have a good laugh. You could be a good athlete, salespeople or soldier or even try to run your own business

BLUE
Clever and charming, you are an excellent communicator. You always get excited about new projects but you only work properly if you have a dozen different things to do within the next ten minutes. Your best career is one where your communication skills are appreciated and used. You’re suited to working in advertising, journalism or other media jobs.

GREEN
You need to believe in what you are doing to feel motivated. Your relationship with your friends is powerful because you respect, above all other things, loyalty in a colleague. Emotional satisfaction means more to you than money. You’d be great at people-management, nursing, counselling and anything to do with homes and families.

VIOLET
Creative and confident, you always look like you know what you are doing. Salary comes first on your list of job priorities. You work best in a fun, social environment where you get the chance to shine. Your dream job would have to be a movie star, but you would also make a good party organiser. You are fantastic at playing fun games with children too.


BLACK
You are very organised and productive in the workplace. You’re good at details and you desire to be helpful. You’re clever and good with words, so teaching would be right up your street. Being a nurse or dietician could suit. And if you’re an animal lover, you’d make a great vet.

PURPLE
You can be obsessive – no one wants to get on the wrong side of you. You need intense work challenges and a boss you can trust. You also need your privacy. And as for the perfect career, it’s all blood, courage and money. Top careers for you would include surgeons, doctors, therapists, detectives and bankers.

TURQUOISE
You have an infectious sense of adventure. You’re always keen to move on to bigger, better things. Any job that comes with the prospect of overseas travel turns you on. You prefer a company where your intelligence, vision and sense of humour are valued. You’d make a good sales person, comedian, explorer, tour representative.

BEIGE
You’re very responsible, professional, determined and hardworking. The boss knows you will get the job done, whatever it takes. But when will you have a laugh? Best to stay away from jobs where you need to have a joke if you want a promotion. You’d make a great lawyer, managing director or finance director.



Do you agree with what is said about you and the jobs that best suit you?

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Jogos Gramaticais : Sujeito

1. Lê as frases (1), (2), (3):


(1) Quem fez o trabalho?

(2) O Zé, um jovem simpático, estuda no Porto.

(3) A casa da Rita tem quartos e salas amplos.



1.1 Divide-as nas suas partes mais importantes:

(1) ________________________ / ________________________

(2) ________________________ / ________________________

(3) ________________________ / ________________________



Uma oração contém dois termos fundamentais: o sujeito e o predicado.

2. Observa a seguinte frase:

(4) O cavalo comeu uma maçã.

2.1 Constrói frases novas, substituindo a palavra cavalo por outra palavra da mesma categoria sintáctica. Não podes utilizar nomes de animais e nomes próprios.

(4) (a) O ___________ comeu a maçã.

(b) O ___________ comeu a maçã.

(c) O ___________ comeu a maçã.

(d) O ___________ comeu a maçã.

(e) O ___________ comeu a maçã.

Podíamos colocar “O livro comeu a maçã?”

 O verbo condiciona o nome.



2.2 Como sabes, à palavra cavalo e às palavras que escreveste em vez de cavalo chamam-se nomes. Vê se descobres palavras que sejam nomes nas frases seguintes.

(5) O infeliz teve um acidente.

(6) O lesado apresentou queixa à polícia.

(7) O actor partiu o leque da actriz principal.

Nem todos os nomes são sujeito.

2.3. Substitui a primeira parte da frase por um pronome pessoal. (Ele ou Ela)

(5)______________________________________________

(6)______________________________________________

(7) ______________________________________________


3. Aplica o mesmo teste nas seguintes frases. Vê que parte da frase pode ser substituída por um pronome pessoal.

(8) Os meus amigos Catalães vêm a Portugal em Abril.

_______________________________________________

(9) A rapariga loira teve uma boa nota no teste de matemática.

_______________________________________________

(10) Todos os alunos chegaram a horas.

_______________________________________________

(11) Onde é que a Maria trabalha?

______________________________________________

(12) O Zé foi ferido pelo Pedro.

______________________________________________

Todas as expressões que são sujeito numa frase podem ser substituídas por um pronome pessoal. Esse pronome pode ser combinado com o predicado, e o resultado é uma frase correcta.


4. Observa as seguintes frases:

(13) Fiz o jantar.

(14) Ficámos um bocado sem falar.

(15) Compraste um carro novo.



4.1 Coloca um pronome pessoal antes do verbo e identifica o sujeito das frases.

(13)________________________________________________

(14)_______________________________________________

(15)________________________________________________



Porque acham que o pronome pessoal não aparece nestas frases? É dispensável porque através da flexão verbal (pessoa e número) podemos reconstituir o sujeito.



Sujeito subentendido: O sujeito não está expresso por um elemento nominal ou frásico mas pode ser reconstituído ou subentendido pela flexão verbal.



5. Lê as seguintes frases.

(16) Dizem-se muitos disparates.

(17) Vendem-se casas.

(18) Dão-se pastores alemães com dois meses.



5.1 Reescreve as frases começando por há pessoas que.

(16)_______________________________________________

(17)_______________________________________________

(18)_______________________________________________

Nestas frases é possível identificar um sujeito definido?



Sujeito indeterminado: sujeito com interpretação arbitrária. (alguém)



6. Observa as seguintes frases:

(19) Chove imenso.

(20) Acontece sempre a mesma coisa.

(21) Há neve na Serra da Estrela.



Orações sem sujeito.



Sujeito expletivo/ nulo: sujeito vazio.



7. Constrói frases que contenham:

a) Sujeito composto

_________________________________________________

b) Sujeito subentendido

_________________________________________________

c) Sujeito indeterminado

________________________________________________

d) Sujeito expletivo / nulo

________________________________________________

domingo, 8 de novembro de 2009

I'm your fan

Módulo 1 - O Mundo Pessoal e Quotidiano



His name is Leonel Andres Messi.
He is from Rosario, Argentina.
His birthday is on 24th June 1987.
He is twenty-two years old.
He is Argentine.
He is a football player.





His name is Osama Bin Laden.
He is from Riada.
His birthday is on 10th March 1957.
He is fifty-three years old.
He is arabian.
He is a terrorist.






His name is Bob Marley.
His birthday is on 6th February 1945.
He is dead.
He is Jamaican.
He is a singer.





His name is Hugo.
He is from Lisbon.
His birthday is on 16th June.
He is ten years old.
He is portuguese.
He is a student.





Their name is Prodigy.
Their birthday is in 1990. They are nineteen years old.
They are english.
They are a rock band.










His name is Cristiano Ronaldo.
He is from Funchal, Madeira.
His birthday is on 5th February 1985.
He is twenty-four years old.
He is portuguese.
He is a football player.






Hi! her name is Madonna Louise Veronica Ciccone.
She is from Bay City, EUA.
Her birthday is on 16th August 1958.
She is fifty-one years old.
She is american.
She is a singer.
She is tall and thin. She has got long blonde hair.
She is attractive and very beautiful.







Her name is Shakira Isabel Mebarak Ripal.
She is thirty-two years old.
She is from Barranquila, Colombia.
She is colombian.
She is a singer.
Her birthday is on 2nd February 1977.






His name is Angel Fabian Di Maria.
He is from Rosario, Argentina.
His birthday is on 14th January 1988.
He is twenty-one years old.
He is argentine.
He is a football player.






His name is Marshal Bruce Mathers III.
He is thirty-seven years old.
His birthday is on October 17th.
He is american.
He is a hip-hop singer.

Autores de eleição

A turma 1ºTT elegeu os autores:












    Fernando Pessoa














Luís de Camões













Mia Couto
















Carlos Drummond de Andrade











Eça de Queirós


e contou a história das suas vidas.

Biografia de Mia Couto

Mia Couto nasceu na Cidade da Beira (Moçambique) em 1955, filho de uma família de emigrantes portugueses. Publicou os primeiros poemas no "Notícias da Beira", com 14 anos. Em 1972, deixou a Beira e partiu para Lourenço Marques para estudar Medicina. Mas em 1974, começou a estudar jornalismo, como o pai. Mais tarde,tornou-se director da Agência de Informação de Moçambique (AIM).


Em 1985 formou-se em Biologia pela Universidade Eduardo Mondlane e durante os anos 80  publicou os primeiros livros de contos.

Primeiro lançou o livro de poemas, "Raiz de Orvalho" (1983), publicado em Portugal em 1999. Depois, lançou "Vozes anoitecidas" (1986) e "Cada Homem é uma Raça" (1990).Em 1992 publicou o seu primeiro romance, "Terra Sonâmbula".

Outros livros do autor:
"Estórias Abensonhadas" (1994);
 "A Varanda do Frangipani" (1996);
"Vinte e Zinco" (1999);
"Contos do Nascer da Terra" (1997);
"Mar me quer" (2000);
"Na Berma de Nenhuma Estrada e outros contos" (2001);
"O Gato e o Escuro" (2001);
"O Último Voo do Flamingo" (2000);
"Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra" (2002).
"O Fio das Missangas" (2004) é o seu último livro de contos.


Em 1999 recebeu o prémio Vergílio Ferreira  no valor cinco mil euros. Em 2001, recebeu também o Prémio Literário Mário António (que distingue obras e autores dos países africanos lusófonos e de Timor-Leste) atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian por "O Último Voo do Flamingo" (2000).

É o único escritor africano que é membro da Academia Brasileira de Letras.

The Royal Family

Módulo 1 - O Mundo Pessoal e Quotidiano

Family






sábado, 7 de novembro de 2009

Texto Autobiográfico


Tal como todas as outras adolescentes, eu na minha adolescência tive os meus problemas, as minhas desilusões, as minhas revoltas e o que costuma dar mais "dores de cabeça", principalmente às raparigas, os romances. os grandes ou pequenos amores, o que nos deixa drasticamente tristes ou absolutamente felizes. Mas há sempre um dia, uma altura, uma hora, um local, um minuto, até mesmo um segundo que tudo muda. Isso aconteceu comigo e lembro cada gesto, cada palavra, cada pormenor daquele dia, daquele momento.

Lembro-me que não andava feliz. Estava mesmo triste. Mesmo assim, havia sempre um sorriso na cara. lembro-me que era a única que não tinha namorado.
[...]

---------------------------------------------------------------------------------------------





Nós,seres humanos, pessoas imperfeitas, passamos por grandes momentos, bons e maus. Momentos que marcam pela positiva ou pela negativa. Nunca sabemos como será o dia de amanhã, para que possamos prevenir certas surpresas.

Algo muito marcante acontecer na minha vida há cinco anos trás, quando os meus país decidiram que eu ia estudar para Portugal. Foi um grande impacto. Não queria deixar a minha cidade, os meus amigos e até mesmo uma parte da minha família.
[...]

Mas tive que me conformar. Quando cheguei a Portugal, o sol não brilhava, a saudade apertava e as lágrimas caiam. Sentia-me obcecado pelo meu país.

Os primeiros dois anos foram assim, mas depois compreendi que o ser humano é um ser adaptável e com algum sacrifício conseguimos alcançar a felicidade.

-------------------------------------------------------------------------------------

A minha primeira viagem sozinha

No ano de 2008, os meus país ofereceram-me uma viagem para Cabo Verde. Quando me disseram que ia viajar sozinha, fiquei histérica. Sempre sonhei viajar sem os nossos país sempre a dizer:
- Hoje vamos para a casa da tua Tia. vamos para o mercado ........

Quando faltava só uma semana, comecei a entrar em pânico. Mas estava tão feliz, por ir passar as minhas férias com os meus avós que não via há uns bons anos, os meus amigos de infância, os meus primos ...

[...]